domingo

Expectativas do técnico quanto a Eto’o


Muitas são as estrelas na Copa do Mundo da FIFA. Poucas, no entanto, são como Samuel Eto’o. Enquanto jogadores renomados como Lionel Messi, Kaká ou Wayne Rooney dividem com outros craques a responsabilidade de liderar seus países, em Camarões o camisa nove destoa dos demais e é não apenas o artilheiro, mas também o capitão, porta-voz de Paul Le Guen dentro de campo e responsável por motivar e orientar um elenco renovado em busca de nova campanha de sucesso na competição.
As inúmeras responsabilidades que sustenta não são, no entanto, segredo para ninguém. Desde que assumiu o comando da seleção, em junho do ano passado, Le Guen não pensou duas vezes em nomear o atacante da Inter de Milão como comandante do grupo, decisão que trouxe resultado imediato com a evolução do país nas eliminatórias africanas e a sexta classificação para um Mundial.
Agora, com a chegada do grande momento, Le Guen não esconde mais uma vez que espera ver Eto’o brilhar e tem motivos de sobra para acreditar nisso. Afinal, o jogador mais vitorioso da história de Camarões vem de outra temporada de impacto na Europa, com a conquista da Tríplice Coroa na Itália (Campeonato, Copa e Liga dos Campeões).
“Quando passei estas responsabilidades a ele queria criar um impacto na seleção. Hoje, Samuel Eto’o é um jogador emblemático, o mais importante da nossa seleção”, garantiu Le Guen em entrevista exclusiva à FIFA. “Ele é um grande campeão e tem consciência disso. Mais ainda, ele defende seu país com orgulho e possui um grande espírito de equipe, basta ver o que ele fez com a Inter.”
O jogador parece ter entendido sua missão. Por isso mesmo, antes da estreia contra o Japão, nesta segunda-feira, ele já se diz preparado para todas estas responsabilidades. “Para mim, ser capitão significa ser líder. Mas não necessariamente preciso da braçadeira para isso. O que tento sempre é ser uma espécie de representante do treinador dentro de campo”, explicou Eto’o, que faz questão de retribuir os elogios do treinador. “Ele (Le Guen) dá muita tranquilidade ao grupo e tem todo os méritos pelo crescimento da nossa seleção.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário